quarta-feira, 17 de julho de 2019

Esclarecimentos

Bom, acho que devo alguns esclarecimentos aos visitantes do meu blog. Andei sumido, pensando que rumo dar a minha coleção (e por conseguinte a este blog). Andei (e ando) bem desanimado em relação a filatelia. Resumindo (sem entrar em maiores detalhes) escutei (na verdade, li) alguns comentários sobre a forma como conduzia minha coleção (eu e milhares de outros colecionadores) me criticando (mais especificamente, sobre a questão de retirar ou não selos de cartas).

...

Tinha feito um textão, e apaguei. Acho que não vem ao caso tudo o que aconteceu, e que me desanimou na filatelia... não sei ainda o que vou fazer, se continuo ou não, preciso encontrar de novo prazer em mexer nos selos... desde o ano passado que não mexo mais neles...

Vou tentar colocar em dia algumas pendências... se não respondi a alguém, ou algum comentário não foi publicado, por favor, entrem em contato de novo. Peço desculpas. O desânimo foi/é tão grande que até esqueci a senha do blog. Tive que fazer uma ginástica para recuperá-la.

Por enquanto, acho que é isso.

7 comentários:

  1. Olá Rafael,

    É bom ter notícias tuas. Mas é ruim perceber teu desânimo com a filatelia.

    Sinceramente, penso que não deverias te importar com os comentários negativos sobre a forma como conduzes a tua coleção. Criticar os outros é muito fácil e, em alguns casos, tão sem sentido! Pessoalmente, acho incrível ver como tem gente preocupadíssima em tentar determinar como as outras pessoas devem ou não viver suas vidas, pensar, e até mesmo se divertir. Afinal, filatelia é, antes de mais nada, divertimento. Até existe uma pequena fração de colecionadores que tem um viés lucrativo, e mesmo esses, creio, buscam antes de mais nada um prazer nisso.

    Cabe lembrar, por outro lado, que as coisas têm o "tamanho" que damos para elas. Isso vale para estas críticas. Dar atenção para elas é uma opção sua! Serás o único que perderá algo com a atenção demasiada a esta crítica. Teu crítico, muito provavelmente, já está pensando em outra coisa, a essa hora. Talvez, até mesmo, tentando "vender" sua visão específica do mundo a outros, sabe-se lá... Mas isso não interessa. Cada um na sua!

    De minha parte, percebo bastante valor no teu conhecimento filatélico, e no teu interesse em ajudar outros filatelistas.

    Espero, sinceramente, que te reanimes e voltes a colecionar e compartilhar este conhecimento, para divertimento de todos nós.

    Abraço,





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronald, pois é, andei pensando, desde que fiz essa postagem. Na verdade, quando estava escrevendo já estava pensando, tanto que apaguei uma boa parte dela. Sinceramente não sei porque dei tanta bola para essa situação que aconteceu. Não sei se eu estava em um dia ruim, ou se alguma palavra mexeu mais comigo, mas geralmente não dou muita bola para o que os outros falam.

      Talvez o que eu mais sinto é deixar um lugar em que aprendi muito, mas também, se é para ficar lendo o que não me interessa, "adios muchacho".

      Acho que é bem por aí, a coleção é minha, faço o que bem entender, e o negócio é se afastar de quem não tem a mínima intenção de ajudar.

      É isso aí, bola pra frente.

      Passo um: organizar minha mesa e o meu material... estão a quase um ano sem serem mexidos.

      Ronald, obrigado pela preocupação.

      Abraços, Rafael

      P.S.: se estou devendo algum retorno para alguém, por favor, me cobrem de novo.

      Excluir
  2. Rafael, boa tarde!
    É isso, palavras bem colocadas pelo Ronald. Já temos problemas demais na vida para darmos importância ao que os outros pensam. O que os outros pensam, é problema deles, ninguém além de você sabe pelo o que passou até chegar aqui, você definiu um método, que é o melhor para você, e não seguiu o que a "sociedade" impõe. Se você está feliz com o que fez, é o que importa.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo obrigado pelas palavras. Ainda estou tentando encontrar um tempo para os selos, mas pelo menos não desisti deles... o que anda faltando é tempo mesmo, hehhee
      Abraços

      Excluir
  3. Vou te bater a real: Filatelia brasileira só tem FDP, judeu, viado, puta e ladrão, um bando de velhos invejosos, que se acham pessoas melhores que as outras só porque possuem um olho de boi num álbum repleto de traças. Sem contar comerciantes inescrupulosos que catalogam e tentam nos empurrar selos personalizados (um verdadeiro LIXO filatélico). Sai dessa, filatelia é uma inês morta. O proprio correio está matando a filatelia, revistas cofi e editais não são mais impressos, os selos são feitos com má vontade... Eu colecionei por 30 anos, vendi minha coleção inteira no mercado livre. Não tive dó! A tendencia é a filatelia acabar nos próximos 10 anos. Já há países na europa anunciando o final das emissões de selos. Larga isso de mão. Vai acontecer com os selos o mesmo que aconteceu com cartoes de telefone, quem pagou caro em peças ''raras'' vai se foder com F maiúsculo, pois com o fim da emissão do produto, a procura de material pra coleção cai pra quase zero, novos colecionadores não são mais formados. Venha pra numismática, há colecionadores de todas idades, o mercado está muito aquecido, as peças estão valorizando bem. Mesmo que em alguns anos deixem de emitir moedas, vc não terá pedaços de papel num album cheio de traças, e sim pedaços de prata e ouro, isso na pior das hipóteses. Um abraço de um amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sabia se publicava ou não este comentário... acho que fazer comentários anônimos é muito fácil, se escondendo atrás de um teclado.

      Vamos lá: fazia tempo que eu não via um comentário tão infundado, estúpido e burro como este.

      Sou filatelista sim, e não sou FDP (te garanto), judeu (seria como dizer que todo muçulmano é terrorista, todo argentino é presunçoso, todo brasileiro é malandro/sem vergonha... e por ai vai), viado (nada contra, o negócio é ser feliz, respeitando o próximo), puta (por motivos óbvios) e nem ladrão (tenho caráter). Também não sou velho (ainda) nem invejoso. Dizer que todos que colecionam selos se resumem a estes adjetivos é de uma burrice monumental.

      Quanto a ter um olho de boi, foi o primeiro selo, qual o problema de se querer almejar o primeiro de algo? O problema é fazer das tripas coração para isso. Tenho um, sim, e muito provavelmente vou ficar só nele, a não ser que algum caia no meu colo.

      É engraçado dizer que a filatelia é uma inês morta (e não discordo disso, mas faz parte da evolução da sociedade) mas defende a numismática. Sinto te dizer, mas dou mais uns 15/20 anos para ela também ser uma inês morta. Está tudo indo para o digital/virtual. Cartão de crédito e débito, moedas virtuais, transferências de valores??? acha que vai durar muito notas e moedas?

      Excluir
    2. O que tu compra com "dinheiro físico" hoje? praticamente só no mercadinho da esquina, e quem tem aversão a tecnologia. Vai no mercado? Cartão de crédito ou débito? Vai comprar um carro? finamciamento bancário... tenta comprar uma passagem de avião com dinheiro... numismática é uma inês quase morta também, sinto te dizer.

      Mas não quer dizer que não possa ser colecionável. Talves a única diferença sejam, realmente as moedas de metais valiosos, mas aí é um investimento um pouco diferente. não tem nada haver com colecionismo, e sim investimento. Mas aí te pergunto: que moeda hoje é feita de ouro ou prata? desculpe, mas para mim não são moedas, são pedados de metal, porque não posso ir no mercado comprar um pão com uma moeda de ouro. E (mas posso estar enganado, pois não é minha área), uma moeda de ouro comemorativa lançada hoje, se for comprar, custa mais caro do que o metal que está nela.

      O problema, ao meu ver, é de confundir colecionismo (de qualquer coisa) com investimento. Misturar os dois é certeza de decepção. Eu coleciono selos pelo prazer de colecionar, catalogar. Não estou pensando no investimento que fiz. Até porque eu escolhi não invetir. Tanto que só compro selos em pacotaria e acumulação. Já encontrei algumas "preciosidades" (nenhum olho de boi, é claro), mas que tranquilamente conseguiria repassar pelo 3 ou 4 vezes o que eu "investi" naquela compra. mas não é esse o objetivo. Pelo menos não para mim.

      Sobre os selos personalizados, especificamente: também não gosto, não coleciono, só o que "cai" na minha mão a custo zero. A vantagem de se colecionar é que você coleciona O QUE QUISER. Ninguém está te obrigando a colecionar os selos personalizados. Ah, mas eu coleciono todos os selos do Brasil! Bom, aí a escolha é tua. Não gosta? Simples, não coleciona.

      Sobre a ir para a numismática, agradeço o convite, já tentei e não gostei. Uma vez comprei uma coleção de selos e moedas. Até pensei em começar com as moedas, mas desisti. Sei lá, faltou dar aquele clique. E vou ser bem sincero contigo "meu amigo": se todos os numismatas pensam como vocês, acho que não sirvo para isso. Claro que essa colocação é tão estúpida quanto chamar todos os filatelistas de FDP, judeu, viado, puta e ladrão, mas mostra que o mundo é um pouco maior que o teu quarto.

      Um último comentário, lendo o final do teu texto: qual o percentual de moedas emitidas nos últimos 20 anos que realmente são de prata e ouro? 2%? duvido que chegue a tanto. Então, sim, daqui a alguns anos vais ter sim, não um monte de pedaços de papel, mas um monte de pedados de metal (e se colecionar notas, infelizmente um monte de pedados de papel, só um pouco maiores).

      Sugestão: separa coleção de investimento. Vai conseguir diminuir um pouco teu rancor.

      Desculpe o textão para os demais.

      Excluir