terça-feira, 19 de junho de 2018

Guias de classificação - Romênia Série Correios e Transportes

Amigos, resolvi disponibilizar uns guias que faço para ajudar na classificação de algumas séries. A maioria não tem muita dificuldade, é mais pelo trabalho de ir e voltar no catálogo, até conseguir classificar todos os selos, pois nem sempre os catálogos são claros em qual detalhe devemos nos ater para diferenciar uma emissão de outra. A ideia não é se aprofundar muito nas características de cada emissão, apenas servir de ajuda para classificar os selos de acordo com os catálogos ditos universais (Scott, Michel, etc).

Esta série, da Romênia, é bem fácil de encontrar em pacotarias e lotes, mas não tem muitos segredos para uma classificação simplificada.

A primeira emissão é de 1967/68 (o Catálogo Scott inclui nesta emissão três selos Brasão de Armas, mas que não deveriam estar juntos) com 19 selos, em dois tamanhos.

A segunda emissão é de 1969, com apenas dois selos, e a terceira, de 1971 com 16 selos. A grande maioria destes selos (como a maioria dos selos da Romênia deste período), são CTO. É difícil conseguir um selo realmente circulado.


E abaixo, os selos que tenho em minha coleção. Faltam apenas 4 valores da primeira emissão.



2 comentários:

  1. Olá amigo, estou a procura de um album da Romenia em PDF igual esse das suas fotos, você tem para disponibilizar, estou montando uma coleção do pais. O que seria "CTO"?
    obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não conheço um álbum free da Romenia. Os meus vou fazendo de acordo com os selos que tenho, então falta muuuuita coisa ainda.

      O que poderia te indicar é este site: www.stampalbums.com

      Por uma assinatura anual (que não acho nenhum absurdo, considerando o trabalho que dá fazer) tens acesso a álbuns do mundo todo.

      Sobre a sigla CTO, quer dizer Canceled to Order, chamado aqui no Brasil de Carimbo de Favor. Originalmente era quando se ia aos correios e pedia para o atendente carimbar o selo, sem necessariamente fazer o envio de uma correspondência. O motivo: acredito que tem uma vertente da filatelia que prefere o selo usado ao novo, pelo motivo de que, desta forma, ele cumpriu o seu papel.

      Depois, surgiram os selos em que o carimbo já é impresso no selo, que é o caso de várias emissões dos países do leste europeu, África, Ásica e América Central. O motivo: como esses países viram uma oportunidade e ganhar dinheiro com selos, começaram a emitir "a rodo", no final da década de 60 e na de 70, sem que muitas vezes esses selos sequer fossem usados para postagem, tanto que selos realmente usados de alguns países valem muito mais que os novos. Assim, os filatelistas começaram e evitar emissões desses países, pois serem meras "figurinhas", já que era virtualmente impossível conseguir usar eles para postagem de cartas. Sendo assim, as autoridades postais tiveram a "brilhante" ideia de imprimir os selos já com carimbo, o tal de CTO dessa postagem.

      Me pergunto se essa tática realmente funcionou, as pessoas acreditaram que esse carimbo era real? Sei lá.
      Abração

      Excluir